Autor: Jenny Han e Siobhan Vivian
Título: Olho por OlhoEditora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 320
Título original: Burn for Burn
ISBN: 9788581632780
Pontuação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho... No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do aqui se faz, aqui se paga poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Primeiro quero falar que decidi mudar a estrutura das resenhas e torná-las um pouco mais pessoal. Vi essa estrutura de resenha no Series of Serendipity e em outros blogs. Acho que colocando fotos dos meus livros, e falando sobre o que eu acho de forma mais pessoal, fica mais divertido e dinâmico e com mais cara de blog! As fotos foram tiradas pela minha amiga linda Marina Di Monda e sem mais delongas, leia a resenha a seguir (curtindo umas fotos).
Olho por Olho conta a história de três garotas: Kate, Mary e Lillia. As três vivem na Ilha Jar, e a história se passa na ilha e na escola delas. Aparentemente elas não possuem nada em comum, além de serem de "grupinhos" diferentes. Porém, as três procuram vingança.
Kate teve uma infância feliz, mas perdeu a mãe cedo, afastando-se dos seus amigos. Sua melhor amiga era Rennie, mas com o tempo foi trocada por Lillia nesse posto. Desde então, sofre bullying e é humilhada na escola. Lillia é rica, popular, líder de torcida e melhor amiga de Rennie (também popular e líder de torcida, só não é rica). Sua irmã mais nova completa 16 anos e vai para o colegial, dessa forma, Lillia quer protegê-la. Mary morava na ilha, mas estudava no continente. Era uma garota feliz, até que um garoto mudou-se para sua escola (também morador da ilha), que fez com que ela sofresse bullying, fosse humilhada e deixa-se a escola. Agora, um tempo depois, Mary retorna para a ilha buscando vingança. Com isso, as três, anonimamente, vão dar o troco em quem as fez sofrer
"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça."
Cada capítulo é narrado por uma personagem. Eu adoro essa estrutura de livro, porque a leitura fica mais dinâmica e pessoal, e faz com que eu tome mais afeição pelos personagens. As páginas são levemente amareladas, as letras são grandes e as margens são ótimas. Além de algumas notas de rodapé do tradutor, explicando alguns termos pouco comuns no Brasil, que facilita o entendimento.
Ganhei esse livro de aniversário e não esperava muito dele. Confesso que foi melhor do que eu esperava e foi uma leitura bem rápida. Ah sim, os capítulos também não são grandes, ficando ainda mais legal, sabe "só mais um capítulo!"
O final é diferente do que eu imaginava, e para a minha tristeza é uma trilogia. O segundo livro parece que será lançado ainda esse ano e vou morrer de curiosidade até lá. O terceiro ainda não foi lançado nem nos EUA. Acho que Kate e Lillia deviam ter sido mais bem exploradas, e seus sofrimentos melhor explicados. A história de Mary foi contada e é bem comovente. Eu senti pena de Kate, apesar do pouco que falou sobre seu sofrimento, mas até agora não entendi o texto da orelha do livro que fala sobre Lillia. Talvez tenha passado despercebido, mas creio que as autoras deixaram para explicar no segundo livro (Dente por Dente).
"Garotas crescidas não choram... elas acertam as contas."
A capa do livro é linda também e mostra Kate, Mary e Lillia (nessa ordem, a ordem da capa). Eu imaginei Mary e Lillia diferentes, mas acho que as garotas da foto representaram bem. Me diverti bastante na leitura, e também ri bastante. Fiquei bem desesperada no final do livro, e realmente chateada de ter de esperar o próximo. Não é o melhor livro que eu já li, mas a editora está de parabéns por trazê-lo para a nossa língua. É uma trama de bullying, amizade, colegial, sexo, amor, e tudo isso que a gente vê em textos adolescentes do hemisfério Norte. Clichê, não fosse pela parte das vinganças. Eu realmente nunca esperei uma narrativa dessa forma.
Alguém já leu? O que acharam? Ficaram com vontade de ler? Assim que adquirir o próximo volume faço a resenha. Espero que tenham gostado. Podem pedir resenhas, e me acompanhem pelo Skoob, sempre atualizo os livros que tenho, desejo e já li!
Um beijo da mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário