Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Título: O Ladrão de RaiosEditora: Intrínseca
Ano: 2008
Páginas: 385
Título Original: The Lightning Thief
ISBN: 9788598078397
Pontuação: ♥♥♥♥
Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Percy Jackson é um garoto de 12 anos que tem déficit de atenção e dislexia. E por esses e outros problemas ele está preste a ser expulso do colégio interno. De novo. Pela sexta vez. Em uma excursão de sua atual escola (Academia Yancy para garotos problemáticos), Percy vai para Manhatan e lá descobre que realmente é um garoto problemático. Ele descobre ser um meio-sangue.
Em pleno século XXI a ideia de que deuses gregos existem pode ser meio absurda. Mas não para todos. Regularmente, os deuses fazem passeios à terra e se relacionam com seres humanos e dessas relações nascem os meio-sangues: meio deuses, meio humanos. E Percy descobre ser um semideus durante sua excursão pra o Metropolitan Museum of Art, quando sua professora de artes magicamente torna-se um animal mitológico querendo matá-lo e seu professor preferido, o Senhor Brunner, mestre de latim, levanta-se de sua cadeira de rodas e mostra ser um centauro. Além disso, seu melhor amigo Grover parece ser meio homem, meio bode.
Depois desses eventos descontrolados, ele é mandado para o Acampamento Meio-Sangue, e lá descobre outras crianças e adolescentes como ele. E descobre quem é seu pai e quais são os seus poderes.
Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.
Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável.
Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.
Mas, se você se reconhece nestas páginas - se sentir alguma coisa emocionante lá dentro -, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venham atrás de você.
Não diga que não avisei."
Rick Riordan escreveu um livro para crianças, isso fica claro no início da leitura. Mas eu não ligo de ter 17 anos e dizer que amo a sua escrita e o jeito descontraído que ele conta a história de Percy. Rick também é um dos escritores YA mais renomados dos últimos anos, e tem a receita perfeita para isso: aventura, conflitos e um senso de humor bem tranquilo.
Eu também adoro mitologia grega, e a forma como ela é tratada no livro é sensacional. Gente, é claro que eu queria ser um semideus, o que o Percy ta falando aí de ser perigoso é tudo bobagem! Rick também vai evoluindo suas histórias com o passar dos anos, e sua mais recente série (Os Heróis do Olimpo) tem uma escrita mais seria e adulta (acho que como o protagonista de O Ladrão de Raios, os fãs também cresceram e o nosso titio percebeu isso).
A diagramação do livro é ótimo. Letras grandes, margens adequadas e páginas levemente amareladas. A capa do livro eu também acho super bonita, e considero uma das mais bonitas da série. A Intríseca optou por fazer uma capa parecida com a original, apenas deixando as cores mais esverdeadas.
O primeiro livro da série, o que estamos falando agora, é um ótimo livro. O autor conseguiu engatar uma história interessante com personagens cativantes. Recomendo a leitura, recomendo o autor.
A diagramação do livro é ótimo. Letras grandes, margens adequadas e páginas levemente amareladas. A capa do livro eu também acho super bonita, e considero uma das mais bonitas da série. A Intríseca optou por fazer uma capa parecida com a original, apenas deixando as cores mais esverdeadas.
O primeiro livro da série, o que estamos falando agora, é um ótimo livro. O autor conseguiu engatar uma história interessante com personagens cativantes. Recomendo a leitura, recomendo o autor.
É isso gente, mas e aí, quem já leu? Gostou? Querem a resenha dos próximos livros da coleção? É só comentar!
Um beijo da mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário