sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Visão do Além, Charlaine Harris


Autor: Charlaine Harris
Série: Harper Connelly Misteries
Título: Visão do Além
Editora: Lua de Papel (LeYa)
Ano: 2011
Páginas: 232
Título Original: Grave Sight
ISBN: 9788563066541
Pontuação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: Harper Connelly e seu meio-irmão, Tolliver, são especialistas em realizar o serviço (encontrar cadáveres de pessoas desaparecidas), receber o pagamento e partir rapidamente, pois as pessoas que os contratam têm o estranho hábito de não querer ouvir o que eles têm a dizer. E à primeira vista, a experiência com os moradores da pequena cidade de Sarne, nas Montanhas Ozarks, parece não ser diferente. Uma adolescente está desaparecida, e Harper sente imediatamente que ela está morta. Mas os segredos que envolvem este assassinato e a própria cidade são profundos demais até mesmo para que a habilidade especial de Harper consiga desenterrá-los. Ao perceber a hostilidade crescer ao redor deles, ela e Tolliver querem apenas resolver o assunto e ir embora, mas então outra mulher é assassinada... E o criminoso ainda não terminou seu trabalho...
Harper Connelly é uma mulher de 24 anos que foi atingida por um raio aos 15 anos e desde então tem poderes paranormais. Harper consegue sentir os mortos e utiliza dessa habilidade para ganhar dinheiro, junto com seu meio-irmão e empresário, Tolliver. A mãe de Harper casou-se com os pais de Tolliver e por isso, são meio-irmãos. Quando foi atingida pelo raio, Tolliver foi o único integrante da família a socorre-la e os dois possuem uma ligação bem fortalecida desde então. Após esse episódio, a garota ganhou uma marca na perna com a forma de uma teia de aranha e um medo irracional de tempestades com raios.
A mulher trabalha com os seus poderes, ajudando normalmente em cidades pequenas, a encontrar corpos desaparecidos ou saber a causa da morte de alguém. Dessa vez, os irmãos são chamados para a cidadezinha de Sarne,  nas Montanhas Ozarks. Uma garota está desaparecida e tudo indica que está morta. E bem, está mesmo, já que Harper só encontra ossos de gente morta.

A adolescente encontrada era namorada do filho da mulher que contratou a paranormal (complicado né?), que também morreu e a mãe queria ter certeza de que o filho não era o assassino. Porém, Harper vê a morte e o que causou, não quem causou. Além disso, Sarne não parece mais uma das pequenas cidades que a dupla visita, cumpre o pedido, recebe o pagamento e vai embora. A cidade esconde segredos que podem custar caro para Harper e Tolliver de várias formas.



"Tenho o que você pode chamar de trabalho estranho: encontro pessoas mortas. Posso sentir a localização de alguém que morreu e também o seu último momento de vida. Encaro isso como um jeito de fazer algo pelo morto e ao mesmo tempo proporcionar um tipo de encerramento do caso para os vivos, mas estou acostumada a ser tratada pela maioria das pessoas como uma sanguessuga..."

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da paranormal. Não me apeguei a Harper de primeira, mas eu realmente adoro o Tolliver. Acho que fiquei meio irritada com a necessidade que ela tem dele e da proteção dele, principalmente em dias de tempestade. Mas, depois de toda a confusão em que se metem em Sarne, ela melhora bastante.

Charlaine Harris é uma autora bastante conhecida (principalmente lá fora) pela sua série de livros sobre Sookie Stackhouse que deu origem a série True Blood da HBO. A escrita dela é fantástica, e dizem que seus outros livros são ainda melhores do que os sobre Harper e seu irmão. 



Visão do Além é um ótimo livro, com uma ideia genial que apesar de tudo, é bem melhor desenvolvida no a partir do segundo livro. Os mistérios contam com quatro livros e aguardo ansiosamente que a editora publique o último aqui no Brasil. Charleine conseguiu criar personagens de verdade, que apesar de ter uma paranormal na história, esse não é o tema central. A história é sexy e contagiante, por isso não indico que os mais novos leiam. No mais, todo mundo deve ler, pois é um mistério até pouco trabalhado, mas que consegue ser surpreendente e empolgante. E garanto: melhora nos próximos livros.

Me senti deliciada com o livro. Uma amiga minha me deu de aniversário de 2011 e disse que bateu o olho na capa e no título e sabia que era pra mim. Não deu outra: adorei. E nos aniversários seguintes ganhei os outros livros. Fácil de ler, engraçada e misteriosa, definem a história.


A capa é linda, e acho mais bonita que a original dos EUA. Mas edição e revisão deixaram muito a desejar: erros de tradução e coerência, e a falta do texto justificado. Vocês não tem noção como demorei pra me acostumar a ler com a margem toda na esquerda, e não justificado como normalmente. Fora isso, páginas amareladas com letras médias e detalhes lindos do livro por dentro. Confesso que os erros de revisão não chegaram a me atrapalhar tanto pois li faz tempo, mas eu vi eles lá, só ignorei.


Harper Connelly Misteries é uma série super indicada pra quem gosta de mistério com uma pegada sexy sem muito pudor. Há também humor no livro que torna a leitura ainda mais gostosa, além dos capítulos não muito extensos.

E ai, já leu os livros da série? Já leu outros da Charleine, ou do gênero? Adoro o gênero mistério/policial e aceito sugestões!

Um beijo da mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário