Autor: S. G. Browne
Título: DesastreEditora: Leya
Ano: 2010
Páginas: 272
Título original: Fated
ISBN: 978-85-8044-028-7
Pontuação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.Desastre é o segundo livro do jovem escritor americano S.G. Browne e o único lançado no Brasil. O escritor de uma maneira leve e descontraída nos faz pensar em uma mitologia diferente sobre os sentimentos, sinas, carma e até mesmo os pecados capitais.
A história é narrada por Fado, um ser imortal que na Terra atende pelo nome de Fábio. Ele determina a sina da maioria dos humanos, e tem uma relação conturbada com Destino. Mas no caso de Destino, os humanos em sua trilha estão "marcados" para algo grandioso, já os fadados a seguir "Fábio" terão vidas medíocres ou serão aqueles que torcemos para irem para a cadeia.
Fado está a alguns milhões de anos por aí, vagando entre os seres humanos em sua própria vestimenta humana, portanto acompanhou todos os erros e acertos dos mesmos. Não é de se estranhar que não está muito contente e faz o seu trabalho sem nenhuma motivação. Até que uma mulher (humana) aparece em seu caminho, e mexe com os seus sentimentos e ele simplesmente não consegue trabalhar apenas por trabalhar, e começa a se envolver, principalmente por essa misteriosa mulher. E as coisas começam a complicar.
"O amor não é uma escolha, é um desastre."
Desastre é um livro que me encantou por sua temática inusitada. Acompanhar Fábio em sua vida (talvez nem tanto) tediosa tornou-se muito divertido. Seu encontro com Sara torna tudo ainda mais complicado, pois a regra número um é não se envolver com humanos, mas o que acontece é que ele se envolve "até o pescoço." E é também a partir de Fado que Browne aponta e critica os seres humanos de uma visão externa, deixando uma pontada de dúvida sobre o que realmente estamos fazendo e se estamos no caminho de Fado ou de Destino.
Existem outros personagens cativantes. Como Dennis, um simpático amigo de Fábio que tem necrofilia e que é conhecido por nós, meros mortais, como Morte. E outros imortais como os pecados capitais, as virtudes cardiais, os sentimentos e até Deus. Aliás, Deus se chama Jerry. Tudo no mundo de S.G. Browne é muito bem construído e narrado por Fábio.
Gostaria de ressaltar que o livro pode ser inapropriado para algumas idades, pois contém algumas cenas de sexo entre Fábio e Sara. Não são o foco principal da narrativa, mas existem para ressaltar o relacionamento íntimo e proibido que criaram. O final do livro, para muitos pode ser decepcionante. Eu o considero surpreendente e me agradou. Não completamente, mas agradou.
Esteticamente o livro pode deixar a desejar. As letras não são muito grandes e a edição é de páginas brancas. Porém a capa é maravilhosa e a leitura é fácil, com capítulos pequenos, tornando fácil de ignorar as páginas brancas. Não é um livro caro, e por ser pouco conhecido, é muito fácil de achá-lo em promoção.
Por fim, é uma leitura fácil, rápida e envolvente. É uma ficção inesperada e eu fiquei cada vez mais curiosa pra saber como cada imortal era. Recomendo para quem gosta de livros desse estilo e para quem quer variar a leitura habitual.
Um beijo da mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário